• EMPREENDEDOR. ACELERADOR. MENTOR.

    INVESTIDOR. CONSULTOR. ATIVISTA. EVANGELIZADOR

    ESCRITOR. PALESTRANTE.

     

     

     

     

    FELIPE MATOS

  • Sobre

    Felipe Matos tem mais de 20 anos de experiência na área do empreendedorismo tecnológico. As iniciativas que liderou já apoiaram mais de 10 mil startups e geraram mais de R$ 600 milhões em investimentos.

     

    Ao longo de sua carreira, tem desempenhado múltiplos papéis, como empreendedor em série, acelerador, investidor anjo, venture capitalist, gestor de programa de política pública, escritor, palestrante, consultor, pesquisador e evangelizador, com atuações no Brasil e em mais de 10 países, o que lhe dá uma visão ampla e diversa sobre os desafios do empreendedorismo inovador em mercados emergentes.

     

    É fundador da aceleradora Startup Farm e do grupo Instituto Inovação, do qual fazem parte a consultoria Inventta e a gestora Inseed Investimentos. Foi diretor do programa Startup Brasil, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Fundou aos 16 anos o primeiro aplicativo móvel da América Latina, o Girando. Escreve para o jornal Estadão e revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Atua como conselheiro de diversas empresas e iniciativas no Brasil e exterior.

     

    Palestrante reconhecido, busca apresentar sempre casos reais em suas falas sobre startups, ecossistemas de inovação, transformação digital e futurismo. É autor do livro "10 mil startups – Guia prático para criar e crescer sua startup".

  • Algumas Iniciativas

    Felipe Matos fundou e liderou diversas iniciativas e negócios na área de empreendedorismo e inovação nos últimos 20 anos

    Fundou a 10K Startups

    2018-presente

    A 10K Startups é uma plataforma de conhecimento e serviços para startups, empresas, organizações e governos interessados em acelerar o seu potencial de inovação com tecnologia. Oferece conteúdo em formato de cursos, treinamentos e workshops, bem como serviços de consultoria e pesquisa na área de corporate venture capital, open innovation, transformação digital e desenvolvimento de negócios inovadores .

    Co-fundou e é VP do Grupo de Advocacy Dínamo

    2015-presente

    O Dínamo é uma associação de advocacy sem fins lucrativos e apartidária que busca dialogar com governos para a construção de políticas públicas e regulações que melhor apóiem o empreendedorismo tecnológico.

    Liderou a operação do programa Start-Up Brasil

    2013-2015

    O programa Start-Up Brasil foi uma iniciativa do Governo Federal (MCTIC) para apoiar startups com capital e aceleração. Felipe Matos foi o primeiro diretor do programa, atuando em sua idealização e operacionalização. Foram investidos quase R$ 40 milhões no biênio 2013-2014 em cerca de 200 startups, em parceria com aceleradoras. Investidores privados aportaram quase 3 vezes mais capital que o governo nas startups apoiadas.

    Fundou a aceleradora Startup Farm

    2011-2018

    Primeira aceleradora brasileira focada em startups digitais, a Startup Farm já realizou dezenas de turmas de aceleração e apoiou mais de 300 de startups, atraindo mais de U$ 100 milhões em investimentos.

    Co-fundou o Instituto Inovação - e suas empresas Inventta e Inseed Investimentos

    2002-2012

    O Grupo Instituto Inovação foi fundado em 2002 como uma aceleradora de empresas de base tcloógica, que se transformou em um grupo empresarial, formado na época, pela Inventta consultoria e Inseed Investimentos. Na Inventta, Felipe participou de dezenas de projetos para grandes empresas, governos e universidades nas áreas de inovação aberta, incentivos fiscais para inovação e corporate venture. Na Inseed Investimentos, participou da estruturação do Fundo Criatec, um dos mais relevantes e pioneiros fundos de capital semente para investimentos em capital de risco para startups.

    Co-fundou a Girando WAP - primeiro aplicativo móvel da América Latina

    1999-2001

    Em 1999, aos 16 anos, co-fundou a Girando WAP, primeiro aplicativo móvel da América Latina, que permitia o acesso via telefone celular a conteúdo como notícias, cotações financeiras e outras informações, nos primórdios da internet móvel no Brasil.

    Criou o Infor@News

    1997-1999

    Um dos primeiros sites da internet brasileira sobre tecnologia, com análises do mercado e avaliações de produtos de software, hardware e games.

  • Mídia e Conteúdo

    Veículos de mídia com os quais contribuiu regularmente e livros dos quais é autor ou co-autor.

     

    Link - Estadão
     

    Blogueiro e colunista

     

    Pequenas Empresas & Grandes Negócios

    Colunista

     

    Livro "10 Mil Startups"
     

    Autor

    Livro "Empreendedorismo Inovador"

    Co-autor

  • Participação em Conselhos e Redes

    Algumas organizações e iniciativas das quais Felipe Matos é conselheiro ou membro

    ABStartups

    conselheiro

    Carambola

    advisor

    Todxs

    conselheiro

    Incluser

    conselheiro

    Startup Nations

    delegado membro

    EU-Brazil Cloud Forum

    conselheiro

    Taylor

    conselheiro

  • Palestras e Treinamentos

    Conheça alguns dos tópicos de palestras, treinamentos e workshops de Felipe Matos

    Lições para a criação e aceleração de startups

    Lições aprendidas com mais de 10 mil starups sobre o processo de criação, validação e crescimento de startups, nos seus mais variados aspectos.

    Mentalidade startup para grandes empresas

    O "jeito startup" de ser quebra diversos paradigmas do modelo de trabalho tradicional, gerando resultados mais rápidos, baratos e inovadores. Que lições podem ser incoporadas por grandes empresas? 

    David e Golias: relações entre startups e grandes empresas

    Num mundo em transformação digital, como startups e grandes empresas podem ser aliadas - e não inimigas. Modelos de inovação aberta e colaboração.

    .

    Ecossistema de empreendedorismo e inovação: o que é, como funciona e como participar

    O ecossistema de inovação tem conceitos dinâmicas próprias. Conhecê-las é importante para que se possa participar dele e apoiá-lo

    Indústria 4.0 e o futuro do trabalho

    A automação e evolução da inteligência artificial estão mudando as regras do jogo do trabalho. Como se preparar para seus impactos no futuro?

    Captação de Investimentos para startups

    Como funciona o processo de investimento em startups, sob a ótica tanto do empreendedor, como do investidor

    Dinâmica de Pitch

    Como comunicar negócios e projetos de forma objetiva em poucos minutos - para startups e empresas.

    Seu tema de interesse

    Tem uma necessidade específica? Entre em contato

  • Entre em contato

    Utilize o formulário abaixo ou os canais de mídias sociais

  • Conecte-se

    Acompanhe os perfis de Felipe Matos nas redes sociais